4 Dicas para organizar melhor seu tempo

Nesse post venho compartilhar algumas dicas que tem sido úteis para mim, em minha jornada para organizar melhor meu tempo. 

Desde o início do meu processo de desenvolvimento pessoal, uma das minhas maiores dificuldades era o gerenciamento do tempo, pois queria ser mais eficiente e produtiva em minhas atividades, mas não sabia por onde começar. Então consumi diversos conteúdos sobre produtividade, li vários livros e tive ajuda da minha coach (já tem post aqui contando sobre essa experiência). Nesse processo aprendi algumas lições valiosas, que fizeram toda a diferença para que eu aprendesse a tirar proveito do tempo ao meu favor. 


Dica 1: Pare e pense antes de fazer
Sim, sei que quando estamos ocupados, não temos tempo para ficar parando e pensando na vida. Mas talvez você esteja sobrecarregado justamente por não refletir sobre o que está fazendo. Um exemplo prático: você precisa ir ao mercado várias vezes por semana porque nunca consegue se lembrar de todos os itens que tem que comprar de uma vez só; mas se ao invés de sair correndo do trabalho e ir ao mercado de novo, que tal parar um tempo para fazer uma lista de compras contendo todos os itens que precisa para a semana inteira? Economizaria seu tempo e combustível.
Quantas vezes ao longo de um dia você precisa refazer algo que fez correndo, por ter se esquecido de algum detalhe importante? Pense nisso.
Na vida adulta, entre trabalho, família, estudos, tarefas domésticas e tantos outros compromissos, parece que estamos sempre indo de tarefa a tarefa, com pouco ou nenhum tempo para pausas. Em meio ao turbilhão, muitas vezes o que acontece é que não temos tempo para pensar no que estamos fazendo, e caímos na armadilha de nos tornarmos pessoas super ocupadas, mas nem sempre eficientes. 
Parar e planejar as principais tarefas do dia e da semana com antecedência, é o que vai te ajudar a fazer suas tarefas com mais calma, e no fim das contas pode te poupar uma boa quantidade de tempo.
Além de planejar as tarefas do dia-a-dia, experimente planejar sua a vida a médio e longo prazo. 
Procure pelo menos imaginar como você gostaria que sua vida fosse daqui há um ano, cinco ou dez anos. A partir daí, trace seus objetivos de médio e longo prazo e se agarre a eles, pois eles vão te dar a direção de tuas próximas atitudes e hábitos.

Dica 2: Tenha Foco
A partir do momento que você definiu os seus objetivos e escolheu os hábitos que você quer criar para te ajudar a chegar a esses objetivos, tenha em mente que você precisa ter foco.
Preste atenção para não sair de sua rota e procure sempre se lembrar de sua principal motivação.
Por exemplo: você deseja mudar de carreira para ter um salário melhor, e por isso decide voltar a estudar; então tenha sempre em mente que é a sua dedicação aos estudos que vai te levar à carreira dos teus sonhos. Ter foco vai te ajudar a criar o hábito de estudar, e vai te manter na linha mesmo nos momentos de cansaço.
Ter foco nas coisas importantes para você, vai te ajudar a não perder tempo com coisas que não vão te levar a lugar nenhum (como passar horas rolando feed do facebook sem objetivo e coisas do tipo).

Dica 3: Delegue tarefas e aprenda a dizer "Não"
Você já definiu quais são as tarefas importantes para você e quais não são importantes, e a partir daí você pode começar a pensar em quais tarefas você pode deixar de fazer.
Se algo é importante, mas pode ser feito por outra pessoa, você pode pensar na possibilidade de delegar a tarefa. Por exemplo: caso não more sozinho, você pode delegar algumas tarefas domésticas às pessoas que moram com você. Esse conselho parece óbvio, mas na maior parte das vezes, as mulheres casadas fazem as tarefas domésticas e cuidam dos filhos sozinhas, enquanto poderiam dividir as tarefas com os maridos (esse é assunto para um outro post).
Outro exemplo: se você trabalha sozinho, pode começar a delegar parte do seu trabalho a um freelancer, caso ainda não tenha condições de contratar um funcionário.
Aprender a dizer não para oportunidades que não são interessantes, também é fundamental para que você não perca tempo. Muitas vezes, por educação ou por amizade, acabamos nos envolvendo em atividades alheias, enquanto deixamos de fazer algo importante. Por isso, aprenda logo a dizer não. Caso não saiba como fazer: seja educado, agradeça o convite e explique à pessoa que você não tem tempo no momento para se dedicar àquele projeto.

Dica 4: Não se sobrecarregue
Na busca por produtividade, corremos o risco de colocar muitas tarefas na nossa lista de afazeres diários. Ao final do dia, quando vemos a quantidade de coisas que ficaram por fazer, a frustração nos domina e nos desanimamos totalmente.
Para evitar que isso aconteça, seja realista ao planejar suas tarefas diárias. Se achar melhor, comece colocando poucas atividades em sua lista, e aos poucos vá acrescentando ou reduzindo itens.
E mesmo que você dê conta de todas as tarefas, procure sempre o equilíbrio entre produtividade, descanso e lazer, para manter sua qualidade de vida.

Hoje ainda tenho muito a aprender, mas mesmo passando a maior parte do dia em função do meu emprego formal, eu consigo me organizar para produzir conteúdo para o blog  e para o canal do Youtube, mantenho uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável, e ainda tenho tempo para assistir séries, ter boas noites de sono e executar todos os dias a minha rotina do Milagre da Manhã (uma hora por dia que envolve leitura, meditação e outras atividades edificantes).
E você? Qual a sua maior dificuldade ao gerenciar seu tempo?

Comentários

  1. A dica número 3 é uma das mais difíceis, mas na minha opinião a mais importante! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário