Como calcular o preço do meu produto artesanal

    Hoje em dia, muita gente tem entrado no mundo do artesanato buscando uma renda extra, ou mesmo buscando uma renda alternativa para substituir o emprego formal. 


    Para muitas pessoas, largar o emprego CLT para trabalhar com artesanato em casa é um grande sonho, mas pode se tornar um pesadelo quando é feito sem planejamento adequado. Uma etapa importante desse planejamento é o cálculo correto do preço de seu artesanato. 

    Pensando nisso, gravei um vídeo explicando como fazer esse cálculo. No vídeo eu falo do amigurumi, que são os bonecos de crochê que ensino a fazer no meu canal do Youtube. Mas as dicas servem também para calcular o preço de qualquer outro tipo de artesanato. 

    Basicamente, ao fazer o cálculo, você deve contabilizar o preço do material que você vai utilizar, o valor da sua mão de obra, e todas as despesas que você vai ter com aquele produto, incluindo embalagens e outras coisas aparentemente insignificantes (por exemplo, a quantidade de enchimento que se usa nos amigurumis, por menor que seja, precisa entrar no cálculo). Gastos como consumo de energia elétrica e internet devem ser incluídos na hora de calcular a margem de contribuição. Veja abaixo o vídeo:


    Para quem deseja aprender mais sobre o assunto, existem várias possibilidades de aprendizado na internet. Uma delas é o site do SEBRAE, que oferece cursos gratuitos na área. Para acessar o site, é só clicar aqui.



Comentários